Receita Vieiras Crocantes - Foto ilustrativa

INGREDIENTES

Polvo

1 polvo de até 1,5kg
1 kg de batatas com casca
4 cebolas fatiadas em meia lua
7 dentes de alho espremidos
1 folha de louro
1 1/2 xícara de vinho branco seco
pimenta malagueta, coentro e salsinha a gosto
Azeite
Sal

Arroz de leite de coco

2 xícaras de arroz branco lavado e escorrido
3/4 de xícara de leite de coco
4 xícaras do caldo do cozimento do polvo
1 cebola média
2 dentes de alho
sal a gosto
azeite

MODO DE PREPARO

Numa panela, refogue a cebola picada no azeite. Quando ficar translúcida, junte o alho, aguarde um pouco e frite o arroz. Acrescente o leite de coco e mexa até ser completamente absorvido. Junte sal e o caldo fervente, abaixe o fogo e tampe a panela. Quando o caldo secar, desligue o fogo.


Coloque água com sal para ferver. Lave as batas e corte-as em pedaços grande. Cozinhe-as em água fervente por cerca de 10 - 13 minutos ou até que estejam al dente. Escorra e reserve.


Numa panela funda (que caiba o polvo), coloque água para aquecer. Quando ferver, segure o polvo pela cabeça e afunde-o na água, retirando em seguida. Repita esse processo mais duas vezes e na última deixe-o mergulhado na água fervente em fogo bem brando. Marque 30 minutos e a partir daí cheque o ponto espetando um garfo. Ele deverá estar macio sem oferecer muita resistência.


Escorra o polvo e deixe-o esfriar em temperatura ambiente. Corte-o em pedaços e disponha-o, junto com as batatas, numa travessa que possa ir ao forno.


Numa frigideira grande, aqueça o azeite e refogue brevemente a cebola, junte o alho e a pimenta picada. Acrescente o tempero verde e coloque sobre o polvo com batatas. Leve ao forno por 5-10 minutos, regue com um pouco mais de azeite, salpique mais salsinha e coentro e sirva.



Esta receita serve até 4 pessoas.

CONTATO

Rua Camacam 287 - Vila Anastácio
São Paulo - SP - 05095-000

PABX: +55 (11) 2107-4100
Telefone: +55 (11) 3643-1800
E-mail: contato@novacomercial.com.br

Desenvolvido por Th2 Comunicação